Dropshipping?
Mar 23, 2023
O Que É Dropshipping?
Há alguns séculos atrás, a logística dos produtos era extremamente cara e demorada, porque não existiam meios de transporte rápidos e adequados para entregá-los da maneira correta, muitas vezes.
Embora o comércio de especiarias já existisse há bastante tempo, o Mercantilismo e a colonização europeia nas Américas, na África e em outros países de outras regiões contribuíram para que muitas mercadorias fossem transportadas nas esquadras, juntamente com os tripulantes.
O cenário era horrível: muita sujeira e doenças assolavam os navegantes dos séculos XVI, XV e XVI.
Avançando um pouco mais no tempo, com a criação dos automóveis, aviões e o aperfeiçoamento dos navios cargueiros, a logística avançou em termos exponenciais, trazendo novas possibilidades de compra e venda através do mundo. A produção de matérias-primas em ritmo industrial colaborou ativamente para essa expansão.
Usualmente, os vendedores mantinham os seus estoques sempre abarrotados, só esperando a compra do produto para prontamente enviá-lo ao consumidor. Entretanto, essa prática se tornou ineficiente sob alguns aspectos, principalmente com o custo de manutenção e dos custos extras com o estoque.
Desta forma, alguns vendedores passaram a adotar o método just in time, no qual eles receberiam dos seus fornecedores o referido produto, para depois enviá-lo ao consumidor. Entretanto, esse método não é uma “regra universal” – somente algumas empresas o utilizam.
Outra forma de gerenciar o estoque é o dropshipping, que guarda muitas diferenças com o just in time. No dropshipping, a própria loja virtual, por exemplo, faz a venda do produto e envia a ordem da transação para o seu fornecedor parceiro. Daí, ele será incumbido de enviar o item para o cliente em nome do comércio eletrônico – que tem como lucro a diferença entre o preço cobrado para o usuário e aquele cobrado pelo parceiro.
À primeira vista, este método pode parecer interessante, mas alguns pontos devem ser levados em consideração.
No Brasil, a prática do dropshipping é legal, desde que respeitadas as disposições do Código de Defesa do Consumidor e do Decreto no 7.962/13 – explicando ao consumidor que o envio do produto se dará por um fornecedor parceiro e que não está inicialmente em estoque, pronto para entrega. Além disso, o consumidor deve ser avisado de que o produto comprado poderá sofrer tributação, encarecendo o seu valor.
Embora essa prática tenha o objetivo de economizar dinheiro, não é recomendada para longo prazo. A nossa legislação consumerista prevê a aplicação de multas pela não entrega dos produtos de maneira injustificada.
Para piorar, como dito anteriormente, a tributação que incide sob os produtos poderá aumentar, o que trará menos lucro a todos os que participam da cadeia de vendas e preços mais altos para o consumidor final.
Em linhas gerais, o dropshipping não é ilegal, mas não há viabilidade prática para a sua adoção, principalmente no Brasil. O recomendável é a manutenção do arquivo físico para posterior envio aos clientes, por meio de distribuidoras, evitando custos desnecessários e mitigando riscos.
Fontes consultadas: https://www.escoladeecommerce.com/artigos/o-que-e-dropshipping-e-como-ele-funciona-na-pratica/;